Falkirk Wheel: a solução para o transporte de embarcações
A necessidade de retomar a navegação nos canais escozes motivou a construção de um elevador giratório para barcos, em Falkirk, na Escócia. Inaugurada em 2002, o Falkirk Wheel transporta as embarcações de um canal para outro, compensando um desnível de 24 metros, que é equivalente a um edifício de 8 andares.
A obra é parte do projeto British Waterways millennium Link, o maior projeto mundial de restauração de canais e que tem como objetivo fazer a ligação leste-oeste da Escócia, permitindo a viagem aquática de Edimburgo a Glasgow. O complexo Millenium Link também possui um Centro de Visitantes, um lago inferior e um aqueduto superior.
A Construção da Falkirk Wheel Consumiu 1,2 mil toneladas de aço e cerca de 15 mil parafusos. Seu funcionamento é bem simples. Com 35 metros de diâmetro, gira em torno de um eixo, realizando assim o transporte das barcaças. A movimentação é feita por 10 motores hidráulicos e as gôndolas têm capacidade para acomodar até 4 barcos de 20 metros cada um. Um sistema de comportas permite isolar a água, cerca de 360 mil litros, dentro das gôndolas durante o transporte.
A rotação de 180º leva apenas 4 minutos com um consumo mínimo de energia, uma vez que os dois vãos têm o mesmo peso, quer tenham ou não barcos. A Falkirk Wheel funciona a partir do princípio de Arquimedes, ou seja, o barco que entra na gôndola desloca um volume proporcional de água para que a combinação do barco mais o líquido deslocado fiquem sempre iguais à massa original. Depois de acionados os controles, o elevador faz um movimento de 180º transportando os barcos.
A construção da obra surgiu como uma alternativa as 11 eclusas distribuídas as longo de 1,5 km e que foram desativadas em 1933. Com o surgimento de um projeto visando retomar a navegação nos canais escoceses, descartou-se a possibilidade da recuperação das eclusas. A Falkirk Wheel apareceu como a alternativa mais viável, vencendo a opção de obras e a diferença de altura entre os canais.
Falkirk Wheel
Proprietário
British Waterways
Arquitetura e Planejamento
RMJM Scotland Ltd
Engenharia Estrutural
Butterley Engineering
Engenharia Civil
Ove Arup & Partners
Paisagismo
Ash Consulting Group
Principais Construtoras
Morrinson Construction & Bachy Soletache