Home Editoriais Ícone da arquitetura em Kansas
Ícone da arquitetura em Kansas
0

Ícone da arquitetura em Kansas

O Kauffman Center for the Performing Atrs começou como um rascunho elaborado pela americana Muriel McBrien Kauffman, que sonhava em mudar o cenário culturas da cidade de Kansas. Previsto para entrar em operação em setembro de 2011, o espaço abriga a música, ópera, teatro e dança em uma área de 86 mil m². A originalidade arquitetônica da obra, projetada pelo escritor Moshe Safdie, começa com os arcos verticais segmentados, que lembram ondas originadas do solo. Duas estruturas internas, formadas pelo teatro e pela sala de concertos, são cobertas por uma terceira, também no formato de concha. Já na parte superior dos arcos, no lado sul, o teto e a parede formam um átrio de vidro sustentado por cabos.

O arrojo arquitetônico envolve vários desafios estruturais, entre os quais destacam-se a geometria complexa e as conexões intrínsecas exigidas para unir as treliças e os feixes, que resultavam em um ângulo de 90º ou em partes de aço estrutural, Hirschfeld Industries, foi escolhido pela experiência na produção de construções complexas. Para se ter ideia, a estrutura de aço final da construção pesada 3989 toneladas, sendo 938 toneladas ou 24% do total, em aço laminado.

A sala de concertos, situada no lado leste da obra, consiste de seis níveis de construção em aço estrutural. O telhado da sala compreende seis treliças com vãos retos, que variam de 13 metros à 31 meros, sustentada pelo concreto. As treliças da câmara do órgão, escolhidas para dar forma à parede que fica atrás do instrumento e para preservar o formato de concha, ficam na extremidade norte da estrutura e consistem em oito treliças verticais cada uma com aproximadamente 14 metros de altura.

Já o segundo edifício interno, o teatro localizado no lado oeste da obra, é formado por seis níveis de aço estrutural e faz uma aproximação simples com a estrutura de telhado. Ela consiste somente de quatro treliças, no sentido de leste para oeste, ligada a uma treliça, localizada na posição mais setentrional e fixada ao concreto da torre apenas ao norte. Um labirinto de passarelas curvadas muti niveladas é sustentado por essas treliças.

O escudo independente que dá o formato de concha à parede norte possui 27 treliças curvadas verticalmente na direção de norte para o sul, chegando a 42,3 metros de altura.

A composição de tantas conexões complexas exigiu a participação de um engenheiro totalmente dedicado ao assunto. Coube a ele compor as tabelas desde os esboços mais simples até as mais complexas junções elaboradas com o uso de AutoCAD. Conforme o projeto avançava, a interação entre o engenheiro de conexões e o responsável pelos desenhos em 3D aumentava com o uso do compartilhado de modelos tridimensionais que detalhavam cada junção. Antes de avançar para uma próxima etapa, o engenheiro especializado revisava cada conexão. Resultado: uma construção de aço complexa e com poucas correções no canteiro.

 

 

Ficha Técnica
Obra
Kauffman Center for the Performing Arts
Arquitetos
Moshie Safdie and Associates, Somerville e BNIM Architects
Engenharia Estrutural
Ove Arup & Partners e Structural Engineering Associates
Engenharia de Conexão
Structural Soluctions
Responsável Geral
J.E. Dunn Construction
Fabricante de Aço
Hirschfeld Industries Midwest Steel
Detalhamento do Aço
ConSteel Technical Services
tags:
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *