Símbolo Olímpico – Torre de Collserola
Cravada na serra homônima, a Torre Collserola, em Barcelona, transcendeu os jogos olímpicos e ganhou destaque entre os pontos turísticos da Espanha. Projetada pelo britânico Normam Foster, sua altura de 268 m permite uma visão singular dos Pirineus e da costa mediterrânea, abrangendo um raio de aproximadamente 70 Km.
A torre possui um cilindro central de concreto armado, com um corpo metálico central triangular, suspendo por cabos tracionados e encimado por um elemento metálico. O cilindro de concreto tem raio externo de 4,5 m, interno de 3,5 m de altura de 185 m, capaz de suportar ventos de até 244 Km/h.
Apoiado no cilindro, o corpo central de 12 andares, que contém diversos equipamentos, antenas parabólicas e um mirante no 10º andar. Construído totalmente em aço, o corpo central pesa 2,7 mil toneladas. A terceira seção, composta de um mastro de 38 m e uma treliça de 45 m, sustenta antenas de televisão, rádio, telefonia móvel e a grua, que coroa o conjunto.
A Torre de Collserola conta com uma construção auxiliar de 6,4 mil m², semienterrada, para minimizar a poluição visual. Tal estrutura acomoda os equipamentos de transmissão e climatização, além da central de energia. O conjunto conta com um elevador panorâmico com capacidade para 50 pessoas. O equipamento de transporte tem velocidade de 1 m/s, levando o visitante até o observatório em menos de dois minutos. A construção metálica conta ainda com serviços técnicos de manutenção, uma escada metálica exterior, um bar e um espaço de recepção, no qual os visitantes aguardam a subida até o mirante, podendo acomodar até 150 pessoas.