Antigo prédio de Nova York ganha 16 novos andares com uso de aço estrutural
Os regulamentos urbanos em Manhattan permitem que a altura de um prédio seja aumentada, mas há duas condições para isso: a estrutura não pode ser demolida e sua área coberta não pode ser ampliada. Os dois desafios listados foram apenas os primeiros da lista para transformar um antigo armazém de 12 andares, em um hotel luxuoso, com 28 andares, na vizinhança do badalado bairro de SoHo. O antigo prédio, construído em 1911 na rua Lafayette, fica na região central da Chinatown novaiorquina e em cima de uma das mais antigas linhas de metrô da cidade.
Como a estrutura de aço do armazém não foi projetada para receber a carga extra dos 16 andares, a carga das quatro colunas interiores precisou ser transferida para outras quatro adjacentes. Antes de executar o procedimento, a estrutura existente foi “descascada” em aproximadamente 50% de seu peso morto, para facilitar a redistribuição do peso. Quatro macacos hidráulicos foram estrategicamente instalados, cada um com capacidade para 150 toneladas. A sustentação das colunas viabilizou a remoção das antigas fundações e estrutura de sustentação, substituídos pela nova base de concreto. No total, 16 macacos precisaram ser mobilizados para erguer temporariamente cada coluna em 3/16 polegadas e abaixar as vigas em 3/4 polegadas.
Com a remodelação e o uso de estruturas metálicas, o antigo armazém da rua Lafayette, um prédio de 12 andares do século XX, transformou-se num moderno hotel butique do século XXI. Para os especialistas, ele é mais um exemplo de desafio envolvendo arquitetos, engenheiros e desenvolvedores da cidade de Nova York.
Morgan’s Hotel
Arquitetos
H. Thomas O’Hara Architects, PLLC, New York
Engenharia Estrutural
DeSimone Consulting Engineers, New York
Construtora Principal
Gotham Construction Corporation, New York
Proprietário
Cape Advisors Inc, New York