Home Editoriais Aço Estrutural traz a magia ao Fantasma da Ópera em Las Vegas
Aço Estrutural traz a magia ao Fantasma da Ópera em Las Vegas
0

Aço Estrutural traz a magia ao Fantasma da Ópera em Las Vegas

O  extravagante Teatro Phantom, de US$ 40 milhões e 1800 lugares, é o resultado  de um projeto cuidadosamente concebido do uso do aço estrutural para transformar uma sala de espetáculos já existente, no cenário da Ópera de Paris.

O desfecho é magnifico – lindos acabamentos, um teto em cúpula impressionante, apresentações e efeitos especiais emocionantes, especialmente com um lustre móvel em estilo barroco de 950 quilos que é transformado a partir de um estado de dilapidação em sua grandeza original enquanto desliza em direção ao teto.

Mas como o aço foi utilizado a favor de um musical?

A maior parte da magia desde espetáculo acontece no palco. Na extremidade leste do teatro, o palco maciço tem 38 metros de comprimento por 14 de largura e 34 metros de altura. na frente de palco, há uma câmara de 10 metros de largura por 17 de altura, que abre para o teatro e através da qual a platéia assiste ao espetáculo. No nível da cobertura, as paredes de concreto de 45 cm de espessura sustentam uma estrutura de vigas de aço, que por sua vez, sustenta um intrincado sistema de roldanas capaz de transportar pelo ar mais de 80 toneladas de cenários.

Para resistir às elevadas forças descendentes e às forças laterais produzidas pelas roldanas no ponto de equilíbrio, foi necessária uma viga de aço embutida – consistindo de uma viga W36x160 horizontal soldada na estrutura. Uma grade  de aço pende da estrutura de aço da cobertura e disponibiliza a plataforma para a equipe, quase 25 metros acima do palco. Abaixo da grade existem mais duas plataformas de galerias aéreas intermediárias, nas quais peças são penduradas. No nível do palco, novas aberturas foram cortadas no piso de concreto existente para acomodar pisos temporários sustentados pela laje do subsolo abaixo.

Nos bastidores, um novo palco tinha que incorporar a estrutura vizinha. O Museu Guggenheim Hermitage, que funcionava no local anteriormente, usava uma “mega-porta” com estrutura de aço de 18 metros de largura por 21 de altura. Para economizar custos de demolição, a equipe de engenharia colocou a porta na posição aberta e travou-a permanentemente no lugar, onde ela serve como parede externa. A colina tubular de 91 cm, que servia de dobradiça para a porta, foi preenchida com concreto e incorporada à parede do palco.

Contra Terremotos

O teatro é estabilizado lateralmente por quatro estruturas em braçadeiras que foram estrategicamente posicionadas pela equipe de engenharia de modo a não obstruir nenhuma vista e ao mesmo tempo proporcionar a resistência necessária em caso de terremotos. Com o local caindo na Categoria de Projeto Sísmico C, de acordo com o IBC 200, estruturas em braçadeiras concêntricas de aço comum proporcionaram uma solução econômica. As estruturas em braçadeiras consistiam de colunas de aro largo e vigas com elementos de ângulo duplo ou elementos diagonais retangulares HSS.

 

Ficha Técnica
Proprietário
Venetioan Casino Resort, Las Vegas
Arquiteto de Projeto
Rockwell Group Architects
Arquiteto de Produção
Leo A. Daly, Las Vegas
Engenheiro Estrutural
Walter P. Moore, Austin e Dallas
Fabricante / montador do aço
SME Steel, West Jordan, Utah (membro da AISC)
Empreiteiro do Lustre
Fisher Technical Services, Inc., Las vegas
Consultor do Teatro
Fisher Dachs Associates, nova York
Software de engenharia
SAP2000 ETABS
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *