Home Editoriais Prédio Crystals – Cobertura com 19 seções
Prédio Crystals – Cobertura com 19 seções
0

Prédio Crystals – Cobertura com 19 seções

Com 16.455 peças de aço se projetando para fora em todas as direções, o prédio Crystals no Citycenter em Las Vegas mais parece um mistério da engenharia. Na verdade, o projeto parecia tão desordenado e sem sentido enquanto o aço estava sendo colocado que uma pergunta muito comum entre as pessoas que passavam e viam a obra era: “o prédio tombou?”

O Citycenter é um complexo de uso misto de mais de R$ 9 bilhões que foi construído em uma área 370.000 m² ao longo da faixa de Las Vegas e a parte excessivamente angulosa do Crystals é a peça central do distrito varejista de entretenimento do conjunto. Um empreendimento conjunto entre a MGM Mirage e Adubsi Word, o Citycenter foi na época o maior projeto de financiamento privado dos Estados Unidos.

Projetado pelo Studio Daniel Liskind de engenharia, uma das oito renomadas empresas de engenharia que trabalham no Citycenter, o Crystals inclui uma garagem e abaixo no nível do solo, dois níveis de pisos de vendas no varejo e um teto de arquitetura inusitada. A garagem e os níveis 1 e 2 da construção de 202.000 m² e são do tipo de grade estruturada em aço.  O teto é o que eleva o projeto para uma categoria inédita. Ele é Constituído de milhares de colunas inclinadas, armações curvadas e membros retos que não se alinham com qualquer outra peça de aço. O teto efetivamente consiste de 19 estruturas separadas que estão misturadas e sobrepostas umas às outras, incluindo 13 tetos planares e seis tetos de arcada dramaticamente inclinada; os tetos de arcada foram o elemento mais complexo do projeto que a Schuff Steel Copany construiu em toada a sua história de 32 anos.

Quebra-cabeça

O planejamento e a construção do Crystal pode se comparar com o ato de se concluir um complicado quebra-cabeças 3D; cada peça tinha que se ajustar com perfeição. O projeto assistido por computador levou 12 meses de trabalho com equações matemáticas de grande complexidade e planejamento estratégico para se chegar à elaboração de um modelo 3D de grande precisão.

As 19 seções de teto do Crystals contêm mais de 16.000 peças de aço. Mais de 500 desenhos inéditos foram criados para essas conexões de teto. O modus operandi era planejar o futuro e em seguida trabalhar retroativamente. A equipe de auxílio de projeto primeiro determinava para onde ia cada uma das 80 escoras principais de vigas, e daí trabalhava retroativamente para resolver o que cada escora suportaria. Com milhares de vigas maciças, 160 escoras de vigas e 69 colunas tubulares atravessando umas às outras e se inclinando em ângulos estremos de até 40º cada peça de aço requeria cálculos para testar sua capacidade de suportar carga, sua fabricação e sua construtividade. Novamente, utilizando software Tekla, a equipe auxiliar de projetos teve a habilidade de fazer interface com outros programas tais como o Revit e o AutoCAD para criar Modelos BIM para todos os profissionais e consultores do projeto.

A fabricação começou em janeiro de 2006; o prazo final acelerado do projeto requereu o uso de 14 oficinas de fabricação em todo o país. A fabricação foi concluída em Março de 2008 e a maior parte da elevação das estruturas de aço foi concluída em Julho de 2008. Durante o período de 2 anos, 1433 partidas de caminhão  entregaram 13.900 toneladas de aço estrutural para o canteiro de obras do projeto.

 

Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *