Home Editoriais Reuso de aço marca construção de ponte
Reuso de aço marca construção de ponte
0

Reuso de aço marca construção de ponte

A reciclagem e a reutilização e peças de uma antiga ponte mostram que todos ganham quando se trata de estruturas de aço. Combinando novas tecnologias às funcionalidades das estruturas metálicas, a Black bridge sobre o rio Bitterroot, no estado norte-americano de Montana, foi reconstruída, atendendo a mobilização da comunidade que não queria perder um dos marcos históricos da cidade.

O risco era iminente. Com a previsão de escoamento de um reservatório de água, o canal do rio deveria aumentar cerca de 4 metros no entorno da ponte, o que seria capaz de minar o pilar central, localizado em uma área de baixa profundidade. Havia também outros dois pilares de uma ponte anterior obstruindo o canal e que, potencialmente, contribuiriam com o processo de rompimento.

Depois de um estudo minucioso, foi decidido reposicionar a estrutura como uma nova ponte para pedestres. Mas, para que essa opção não custasse mais que uma nova ponte, o engenheiro responsável  Tim Elsea e o escritório HDR optaram por substituir a plataforma pesada de concreto por outra mais leve de madeira. A nova plataforma de madeira não demandava tratamento com conservantes químicos, o que mitigava os problemas ambientais.

O design da estrutura também foi alterado e, com a redução do peso morto, mais três painéis de treliças foram acrescentados, aumentando a extensão da ponte e o vão central. Utilizando um modelo 3D em CAD, o fabricante de estruturas Roscoe Steel calculou as dimensões das novas treliças e as conexões com a antiga Black Bridge.

Antes de anexar os painéis, a estrutura foi removida e passou por reconstrução, inclusive reaproveitando peças antigas. Feitos os reparos, a estrutura foi lavada e os resíduos da limpeza foram tratados e reutilizados.

Antes e Depois

A antiga ponte tinha quatro vias para pedestres e dois vãos de treliças Pratt, que utilizam feixes verticais de compressão e vigas horizontais para suportar a tensão, além de duas extensões de concreto em extremidade. Depois de reestruturada, Black bridge ganhou novas fundações, um vão central maior e extremidades de aço pré-fabricadas.

A estrutura final da ponte consiste em 29 metros de treliças de aço pré-fabricadas, distribuídas ao longo de 67 metros. O vão da treliça principal é mais largo para acomodar pescadores e visitantes. Todo o aço foi pintado de preto, preservando a identidade original da ponte e fazendo jus ao seu nome, Black Bridge.

 

Ficha Técnica
Obra
Black bridge
Proprietário
Condado de Missoula
Fabricante de Aço
Roscoe Steel
Fabricante de aço vãos de aproximação
CONTECH Bridge Solutions
Empreiteira
Frontier West LLC
tags:
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *