Home Editoriais Um museu de grandes novidades
Um museu de grandes novidades
0

Um museu de grandes novidades

Existem lugares onde o passado não passa. E isso pode ser bom, como no caso do Parque Fundidora, em Monterrey México, onde se percebe claramente o passado industrial da região. Parte do local, uma siderúrgica desativada, foi transformada em museu do aço, e o alto-forno restante não deixa dúvidas quanto ao uso original do prédio. O “Museo del Acero” (Museu do Aço)declarado Monumento Nacional do México, utiliza um complexo reformado e que tornou-se acessível através de passarelas a céu aberto. Há ainda uma nova construção anexa à antiga estrutura no nível do solo onde, devido à topografia do local, esse prédio fica parcialmente no subsolo.

Tanto no caso do telhado vincado da galeria do aço quanto da escada helicoidal, o potencial do aço foi utilizado ao máximo em relação à resistência do material, a abordagem do projeto estrutural e a tecnologia construtiva. E esse potencial foi invocado de forma singular – em um prédio que produzia aço e agora apenas ensina aos visitantes a história do material, também incorporando-o, entretanto, de formas inovadoras.

Um pouco da estrutura

Ele é composto por chapas de aço relativamente finas. Visto de cima, as chapas de aço se envergam a partir de um círculo externo, formado por paredes de concreto, até um círculo interno de 12 colunas de aço angulares. A base de cada coluna é triangular. No topo, existem dois triângulo lado a lado em plano, o que significa que, a partir de todos os cantos do topo, duas bordas se estendem rumo a um canto na base. Finalmente, a coluna completa é composta por seis chapas triangulares; juntas, formam uma divisa em “V”. Sobre o círculo interno de colunas há uma estrutura composta que suporta um terraço e uma pequena ponte que liga o terraço ao prédio principal.

 

Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *