Home Editoriais Um museu dedicado à notícia
Um museu dedicado à notícia
0

Um museu dedicado à notícia

Inaugurado em 2009 nos Estados Unidos, o Newseum é o museu da notícia, representando a junção das palavras news e museum, e mais do que isso: a obra é uma versão tecnológica da construção anterior, que ficava no estado da Virgínia (EUA). A nova construção, localizada em Washington e que custou US$ 435 milhões, demorou mais de seis anos para ser construída.

O edifício do Newseum possui cerca de 76 mil m², com um percurso de visitação de 2,5 km. Outros sete andares acomodam 135 apartamentos, lojas com a marca Newseum e um restaurante. O Newseum foi originalmente concebido e construído, como uma série de três diferentes barras retangulares. Alas variam em comprimento e altura e um termos de quantidade de transparência e acessibilidade, criando simultaneamente espaços funcionais. Entre as barras estão localizadas as zonas de circulação, que permitem a transição arquitetônica e programática entre os espaços.

 

Uma quarta barra acomoda o componente residencial do projeto, que é separado do museu. As barras têm um mesmo ponto de origem, um nível abaixo do pódio, que cobre toda a extensão do terreno. Três níveis inferiores e o mezanino abaixo do nível da rua são compostos por concreto armado. Já as duas primeiras barras, que formam a face pública do Newseum, são moldadas em aço estrutural com vãos longos e vigas para obter abertura e transparência na parte da frente do prédio.

Para comportar o projeto arquitetônico e os demais elementos do projeto, mais de 20 sistemas estruturais foram utilizados em todo o Newseum. No lado oeste, há uma pedra gravada com as palavras da Primeira Emenda. A pedra é anexada a um quadro apoiado em colunas que sustentam os primeiros andares da primeira barra. A leste, a primeira barra é enquadrada por uma parede construída em moldes de caixas estruturais.

Boa parte dos sistemas estruturais utilizados para este projeto foi desenvolvida a partir de um diálogo entre o arquiteto e o dono da obra. Tal dialogo definiu os parâmetros para um rigor estrutural, que pautou as decisões posteriores relativas ao design e ao processo de construção. A opção por trabalhar com o layout em colunas viabilizou a construção de uma estrutura que funciona como um quadro coerente com interface entre os espaços.

 

Ficha Técnica
Obra
Newmuseum
Proprietário
The Freedom Forum
Desenvolvedor
Tishman Speyer
Arquitetura
Polshek Partnership Architects, New York
Engenharia Estrutural
Leslie E. Robertson Associates, New York
Gestor de obra
Turner construction (AISC and Impact Member)
Fabricante de aço
Canam Steel, Point of Rocks, Md (AISC Member)
Construtor de Aço
Derr Steel Erection, Euless, Texas (AISC and IMPACT Member)
Software de engenharia Estrutural
ETAB S, SAP, SAFE, RISA, LARSA, ADAPT
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *