Home Editoriais A grandiosidade do Estádio Olímpico de Pequim
A grandiosidade do Estádio Olímpico de Pequim
0

A grandiosidade do Estádio Olímpico de Pequim

Um dos maiores destaques das Olimpíadas 2008, o Ninho de Pássaro, apelido recebido pelo Estádio Nacional de Pequim ganha atenção pelo design arrojado e audacioso. São 220 por 330 metros, altura de 68 metros e área total de 250 000 m². A capacidade pode chegar a 91 mil pessoas.

Com custo de aproximadamente US$ 423 milhões, o Ninho de Pássaro (alcunha recebida por causa do formato das estruturas expostas de ferro e aço, que se entrelaçam, como em um ninho), ganhou um reforço extra por estar localizado em uma região com grande incidência de terremotos.

A treliça espacial tridimensional e seus membros secundários podem resistir às mais severas intempéries da natureza. Cada parte da estrutura, dividida em oito zonas, funciona como uma construção independente do restante, sendo determinante no caso de abalo sísmico.

Cerca de 24 peças espaçadas igualmente criam a estrutura principal, dando a impressão de que elas estão dispostas de forma aleatória. Os engenheiros projetaram os membros secundários para dar uma ilusão de configuração caótica das linhas, ao mesmo tempo em que se mantém uma integridade estrutural suficiente para resistir a terremotos. Tudo isso possível graças à tecnologia de ponta em softwares de modelagem estrutural.

A expansão chinesa

Para atender à demanda de um  evento como as olimpíadas, o governo chinês precisou realizar uma reorganização urbana. Segundo informações divulgadas, cerca de 6 mil imóveis foram demolido, provocando o deslocamento de 14 mil pessoas. Com o mercado da construção civil fortemente agitado, a China figura hoje entre os maiores consumidores de aço e concreto.

 

tags:
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *