Home Editoriais Até nos esportes, o aço é sinônimo de superação
Até nos esportes, o aço é sinônimo de superação
0

Até nos esportes, o aço é sinônimo de superação

As Instalações esportivas amplas e equipadas com sofisticados equipamentos estão se tornando o coração da saúde e do bem estar dos campus das universidades americanas. Esses edifícios funcionam como um atrativo para os mantenedores ao integrar múltiplas funções sob um mesmo teto e não causa surpresa constatar que tais construções tenham mais de 12 mil m² de área. Os investimentos médios também mudaram nos últimos 20 anos, passando de US$ 2 milhões para mais de US$ 50 milhões.

Para as instalações esportivas, o aço é a solução mesmo nas situações mais ambiciosas de multiuso. Funciona bem em cronogramas apertados por grandes universidades e faculdades. Em suma, o aço garante não só a integridade e o desempenho da estrutura em si, como também permite concretizar os sonhos dos arquitetos.

A Universidade do Texas tem quatro projetos concluídos, que atestam o desempenho do aço nesse nicho florescente. O principal e mais abrangente é o Herrington Ptriot Center com quase 12 mil m² e que consumiu mais de 610 toneladas de aço. Ele funciona como uma instalação multifuncional de ensino, com escritórios e laboratórios para a saúde, centro de convenções, com quadras de basquetebol e voleibol e arquibancadas completas para 2 mil espectadores. O centro abriga atividades recreativas, terapias na piscina aquecida e spa com deck exposto ao sol e um louge para os estudantes, além de outras facilidades.

Nesse projeto em especial, o aço, alinhado à versatilidade exigida pelo estabelecimento, atendeu aos desejos estéticos do arquiteto para uma estrutura exposta e articulada. A estrutura típica do piso, incluindo a uma área elevada, foi construída com uma composição de aço com deck de 7,6 cm e vigas com distanciamento de 3m. O teto, por sua vez, recebeu redes de vigas com até 1,8m de espaçamento, além de vigas flangeadas e deck de aço de 14 cm. Todas as escadas no interior da instalação são expostas e foram construídas com estruturas de aço tubular.

 

Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *