Home Editoriais Estrutura inovadora do Fiera Milano com 77 mil toneladas de aço
Estrutura inovadora do Fiera Milano com 77 mil toneladas de aço
0

Estrutura inovadora do Fiera Milano com 77 mil toneladas de aço

Ocupando um terreno de 2 milhões de m² com 530 mil m² de área construída, o projeto exigiu um forte empenho dos construtores, a estrutura com formato de onda, com 1,3 km de extensão e 47,5 mil m², que ganhou o sugestivo nome de Vela. Em alguns pontos, ela toca o chão e, em outros, chega a atingir 26 metros de altura. Sustentada por 183 pilares de aço, com 50 cm de diâmetro e ramificações semelhantes às de uma árvore, a Vela dispensa o uso de calhas. Com tanta engenhosidade e engenharia não causa espanto o fato dessa parte do complexo ser a principal atração da obra.

Criação do Massimiliano Fuksas, arquiteto romano de ascendência lituana, o Fiera Milano é uma construção que combina aço e vidro e ganha destaque no inverno, quando a neve cobre suas superfícies. Seus oito pavilhões, construídos ao longo de um eixo central, estão subdivididos em vinte módulos. Os elementos interligam-se por um percurso central, que está suspenso a uma altura de 8 metros e é protegido pela Vela. A gigantesca estrutura de aço com 77 mil toneladas corresponde a cerca de dez torres Eiffel.

Parte do sucesso do complexo é debitado à decisão estratégica de adotar a modalidade de contrato turnkey, popularmente conhecido no Brasil como chave na mão e que obriga a empresa contratada a entregar a obra em condições de pleno funcionamento. Tal decisão foi fundamental na execução do projeto, que levou 24 meses para ser finalizada, o equivalente a dizer que cada m² foi construído no tempo de um minuto. A maior parte da obra foi realizada in loco (55%), sendo o restante finalizado em outros locais incluindo materiais pré-fabricados na própria Itália e em outros países europeus, com a montagem posterior em Milão.

O uso de alta tecnologia igualmente ajudou no processo. É o caso do pequeno robô que verificava e soldava as junções dos painéis de alumínio da cobertura dos pavilhões. Outro recurso importante foi a utilização de uma maquete digital tridimensional do complexo, na qual constavam todas as obras e instalações subterrâneas. O uso do recurso permitiu a rápida identificação das áreas para manutenção, facilitando o avanço do projeto.

Inaugurado em março de 2005, o Fiera Milano fica próximo ao aeroporto internacional de Malpensa, que também dá acesso às principais rodovias europeias, uma vez que Milão é considerada a capital econômica da Itália.

 

 

Ficha Técnica
Obra
Fiera Milano
Arquitetura
Massimiliano Fuksas
Engenharia
Astald, Pizzarotti, Vianini
Cobertura
Bemo Systems
tags:
Equipe FAM

DEIXE SEU COMENTÁRIO

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *