Travessias com responsabilidade ambiental
Os escritórios de engenharia ao redor do mundo estão colocando em evidência a sustentabilidade de seus projetos, como no caso das pontes, que ganham destaque nesse movimento em que o design e a engenharia somam esforços para construir estruturas com apelo estético e ecologicamente corretas.
Na Austrália, a ponte Kurilpa sobre o rio Brisbane gera 75% a 100% da energia empregada em sua iluminação, a partir de energia solar. A construção possui 84 painéis solares integrados para captação de energia e alimenta um sofisticado sistema de LED, garantindo uma série de efeitos de iluminação.
Medindo 470 metros, a ponte tem um vão principal de 120 metros e possui duas plataformas de visualização, duas áreas de descanso, e um dossel contínuo. Estima-se que 550 toneladas de aço estrutural, incluindo 6,8 quilômetros da costa em espiral, foram incorporados à ponte.
A auto-geração de energia também acontece no Japão: a ponte Sakura, localizada na capital Tóquio, usa as vibrações causadas pelos veículos na geração de energia. Por meio da piezoeletricidade, capacidade de alguns materiais para produzir eletricidade como resultado da pressão mecânica, toda energia empregada na iluminação da ponte é gerada automaticamente com o trânsito dos veículos. A longo prazo, o país pretende implantar a solução em toda a rede de estradas e dispensar qualquer outra fonte externa na iluminação das estradas. Ponto para a sustentabilidade.